Projeto Ecologia e Gente de Montanha
O Ecologia e Gente de Montanhas em Santa Catarina é um projeto desenvolvido em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Instituto Autopoiésis Brasilis.
Este projeto está em conformidade com os princípios estabelecidos pela UNESCO na comemoração do Ano Internacional das Montanhas, celebrado em 2002, e tem como objetivo principal o empoderamento das comunidades da serra geral catarinense, valorizando sua história e permitindo a construção de uma cultura de paz e sustentabilidade, através da disseminação pedagógica das informações científicas disponíveis nas linhas de pesquisa do GTHIDRO. Espera-se, com este projeto, prestar uma contribuição às comunidades catarinenses da serra geral, possibilitando que as mesmas construam uma nova realidade, a do viver sustentável.
Este projeto tem contado com o apoio e a participação da PMU, bem como das demais organizações sociais da comunidade local. Conta ainda com o apoio da FATMA e Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
A base científica para a realização deste projeto é constituída pelo Modelo PEDS – Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável, de autoria do Prof. Dr. Daniel José da Silva (1998) e pelo conceito de empoderamento das comunidades. Este projeto está inserido na metodologia transdisciplinar de Basarab Nicolescu, que apóia-se na teoria da complexidade de Edgar Morin, permitindo transitar nas diversas dimensões de realidade das comunidades da serra catarinense.
Mais informações: http://www.montanhas.ufsc.br/