PIEA

    Projeto Internacional de Educação Ambiental – PIEA

    O Projeto Internacional de Educação Ambiental (PIEA – Brasil) foi desenvolvido GTHidro, em parceria com a Escola Estadual Manoel Dutra Bessa, de Urubici e faz parte de um Projeto Internacional de Educação Ambiental, liderado pela Université de Moncton, Canadá, do qual também participam o Canadá, a Romênia, a Tunísia, a Guiné e a Colômbia. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um projeto com estudantes do ensino fundamental para verificar como as crianças constroem e encontram soluções para um problema ambiental local, assim como auxiliá-las no aprimoramento da resolução de problemas ambientais. As crianças foram convidadas a conhecerem e estudarem seu ambiente local e, em seguida, a resolver um problema ambiental específico com o auxílio de cientistas especializados.piea1

    O Projeto Internacional de Educação Ambiental (PIEA) tem como objetivo desenvolver um projeto com alunos do ensino fundamental para verificar como as crianças constroem e encontram soluções para um problema ambiental local, assim como auxiliá-las no aprimoramento da resolução de problemas ambientais. As crianças foram convidadas a conhecer e estudar seu ambiente local, reconhecendo problemas ambientais específicos e sugerindo, com o auxílio de pesquisadores, soluções para tais problemas.

    As atividades ocorreram no decorrer do ano de 2007, a partir do mês de julho até novembro. No início do processo foi feita uma capacitação na própria Escola na qual todos os representantes do projeto estavam presentes. As aulas foram desenvolvidas ao longo do ano até novembro; algumas foram ministradas integralmente pelos professores locais, outras tiveram o auxílio dos pesquisadores da UFSC. A experiência foi apresentada em um Seminário no Canadá que envolveu todos os países participantes.

    As aulas programadas possibilitaram a capacitação dos alunos para interpretação e representação dos problemas ambientais locais, assim como a proposição de uma solução para este(s).

    Histórico

    Realizou-se em Urubici no ano de 2006 o II Seminário Internacional sobre Gestão Social de Bacias Hidrográficas e II Seminário sobre o Aqüífero Guarani (www.seminario.ens.ufsc.br) com a participação de pesquisadores, líderes e representantes de comunidades de diversos países, entre eles o Canadá.

    Na ocasião, a professora Diane Pruneau, da Universidade de Moncton, da Provincia de New Brunswick, Canadá, convidou o professor Daniel José da Silva, da UFSC, a fazer parte de um Projeto Internacional de Educação Ambiental, do qual também participam além do Canadá, a Romênia, a Tunísia, a Guiné e a Colômbia.

    Consultou-se as lideranças sociais de Urubici e foi indicado a Escola Estadual Manoel Dutra Bessa, cuja direção aceitou participar do Projeto. Escolhidos os professores (Paulo e Valcira), definiu-se os alunos da sétima série como participantes. O Projeto será acompanhado por duas ONGs locais (“Associação Protetora das Montanhas e Araucárias” e “OPAN- Organização Protetora das Águas Nascentes”) e pelo Instituto Autopoiésis Brasilis mais os pesquisadores e estudantes do GTHidro/UFSC, sob a coordenação do prof. Daniel Silva.

    Participantes

    ESCOLA MANOEL DUTRA BESSA:piea2
    Alunos:

    Filipi Schmitz
    Roberta de Souza
    Janaína Carvalho
    Raquel Janson Silva
    Letícia Helena da Silva
    Clarisse Terezinha da Silva
    Giesica de Souza
    Tais da Silva
    Ana Thayse da Silva
    Jéssica Costa Maia
    Fernando da Rosa
    Maikon Diekson Ribeiro
    Sabrina Steffen
    Moisés Allison Carvalho
    Luis César Steffen
    Vinicius Zilli
    Alexandre Chagas de Lima
    Adenilson Felix de Carvalho
    Leticia Silva Oliveira
    Paulo Lucas Veloso

    Corpo Docente:

    Paulo César Küster – Professor
    Valcíria Mattos Rodrigues – Professora
    Nara Marcelino – Assistente da Direçao e Coordenadora Pedagógica
    Marilene Warmling Capistrano – Diretora

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA:
    C/CTC/ENS/GTHidro:

    Profº Daniel José da Silva – Coordenador
    Richard Eilers Smith – Estagiário do Curso de Enga. Sanitária e Ambiental
    Karla Giane Vighi – profª. Convidada, tradutora e orientadora pedagógica
    Janaina Sant’Ana Maia Santos – Doutoranda do PPGEA
    Julia Santos Silva- Estagiária do Curso de Engª. Sanitaria e Ambiental
    Marcelo Fonseca – Estagiário do Curso de Engª. Sanitaria e Ambiental
    Lucas Barros Arruda – Estagiário do Curso de Engª. Sanitaria e Ambiental

    ONG – INSTITUTO AUTOPOIÉSIS BRASILIS

    Roseane Palavizini – Presidente
    Carla Caldas – Sócia

    ONG LOCAL – Organização Protetora das Águas Nascentes (OPAN):

    Humberto Furlan Neto – Presidente
    Pedro Furlan – Vice presidente

    ONG LOCAL – Associação Protetora das Montanhas e Araucárias:

    Valcira Mattos Rodrigues – Presidente
    Juscélia Longen

     

    Ano Internacional das Línguas – Francês em Urubici

    frances4O Projeto de Educação Ambiental Internacional foi uma experiência tão positiva que, no ano de 2008, ele deu origem a outra iniciativa, ligada ao Ano Internacional das Línguas, declarado pela UNESCO. Trata-se de um processo de aprendizagem do idioma francês, uma parceria entre o Departamento de Letras e Literatura Estrangeira da UFSC e o GTHidro. As aulas foram ministradas pelas alunas do Curso de Letras – Francês, Aline Ribeiro Lima e Sílvia Mota de Arruda, sob a orientação da professora Dra. Izabel C. Seara.

    Ao longo do segundo semestre de 2008 duas turmas participaram de aulas de francês, cujo tema transversal era a proteção do Aquífero Guarani. Uma delas era formada por crianças dofrances5 Ensino Fundamental da Escola Manoel Dutra Bessa e a outra por adultos, lideranças da comunidade de Urubici. O objetivo do Projeto é possibilitar o intercâmbio de experiências com países francofônicos, e ainda, ampliar os horizontes da comunidade local.

    No mês de dezembro, na ocasião da 3ª Oficina do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água, um dos patrocinadores da iniciativa, os participantes puderam mostrar o conteúdo aprendido para as lideranças do município, apresentando uma peça em francês sobre a preservação do Aquifero Guarani.

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