E-mail para contato do grupo: ufscsustentavelbrasil@gmail.com
Listas de Presença:
Histórico:
Reunião conta com Presença de candidato à reitoria
Mais uma reunião da Iniciativa UFSC Sustentável foi realizada ao meio dia de hoje (28/11/11) no auditório do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. A reunião aconteceu de forma diferente, teve a presença do candidato à reitoria professor Paraná. O encontro foi proposto pelo Conselho Consultivo da Iniciativa para que o candidato tomasse conhecimento da necessidade de se pensar em um contexto sustentável para a Universidade.
O candidato assistiu a uma apresentação da Iniciativa e a metodologia utilizada pelo grupo para alcançar os resultados esperados, realizada por Thaianna Cardoso (membro do conselho consultivo, representante do GTHidro).
Logo após, o candidato apresentou suas estratégias de governo, as quais contemplam a melhoria dos processos de gestão, construção, licitações e planejamento urbanístico da universidade através da participação de estudantes em processo de formação dentro da própria universidade. Segundo ele, a aplicação do conhecimento adquirido proporcionará competência aos graduandos.
Cerca de vinte pessoas participaram da reunião, entre membros do GTHidro, NEAmb, EJESAM, CALESA, Atlética ESA e estudantes de graduação.
Yam Castelfranchi, 28/11/11
Mutirão de Limpeza do córrego da UFSC
Reuniram-se no dia 12/11/11, às 16 horas, alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental participantes dos grupos GTHidro, EJESAM e NEAmb para a limpeza do córrego que passa pela UFSC.
Foram retirados 6 sacos de 100 Litros de resíduos não mais recicláveis de dentro do córrego. O material mais encontrado foi o plástico, mas também retiramos madeiras, vidros, pneus, canos, latinhas de alumínio, pedaços de ferro, etc.
O mutirão foi uma ação sombólica de um dos objetivos da Iniciativa UFSC Sustentável: a Despoluição dos Córregos, pois sabemos que apenas a limpeza não trará muitas mudanças. A real mudança acontecerá quando tivermos uma política de separação, coleta e reciclagem dos resíduos gerados na UFSC, que hoje são dispostos na beira do córrego. Além disto, descobir as ligações clandestinas que jogam esgoto no córrego, pois análises comprovam sua existência no mesmo.
A reciclagem dos resíduos gerados na UFSC também é um dos objetivos do UFSC Sustentável.
Maria Gabriela Knapp, 14/11/11.
________________________________________________________________________________
Reunião para o Acordo Inicial da Iniciativa UFSC Sustentável
última terça-feira, 08/11/2011, representantes de diversas entidades da Eng. Sanitária e Ambiental e do CTC se reuniram no GTHidro para iniciar a redação do Acordo Inicial do Projeto. Este é o primeiro Ciclo de Aprendizagem do processo de Governança. Nele se trabalham a ética, as metodologias e os resultados esperados do projeto. Com isso, busca-se o estabelecimento do acordo institucional, social e pessoal de participação no projeto. Este Acordo deve alimentar e permitir a mediação das dificuldades e conflitos ao longo do processo.
Neste encontro foram trabalhadas as éticas do projeto: da solidariedade, da cooperação e da sustentabilidade. Além disso, foram levantados os principais objetivos/resultados esperados.
Estiveram presentes 14 pessoas, entre representantes do CALESA, da CGI, da EJESAM, do NEAmb e do GTHidro.
A base teórica que suporta esta etapa é a consideração do projeto como uma iniciativa de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, esta iniciativa está alicerçada numa visão de mundo cujas ações sociais e institucionais para o Desenvolvimento Sustentável Local (DSL) necessitam partir de um acordo de cooperação estratégica entre as pessoas e organizações participantes. Este acordo, cooperativo e estratégico, é sobre como se trabalhar em conjunto, trilhando melhores caminhos (estratégias), em busca das melhores práticas (táticas) para os objetivos acordados.
O sucesso de construção, manutenção e ampliação de um Acordo Inicial entre pessoas e organizações para a ação local sustentável implicam na compreensão de três fundamentos:
a) A participação das comunidades no processo de construção de estratégias de desenvolvimento sustentável local. Estas estratégias devem ser marcadas por iniciativas de cooperação e a racionalidade deve ser capaz de substantivar os meios utilizados no processo;
b) A existência de relações de cooperação, nas quais o poder de uma pessoa ou de uma organização está em sua capacidade de cooperar com as estratégias dos outros a partir de sua própria estratégia. E que a sinergia, caracterizada pela capacidade de fazer mais com menos, resultante deste processo, não é mais perseguida de forma individual, mas sim, voltada para o território onde as pessoas e organizações estão atuando de forma cooperativa.
c) A dinâmica permanente deste ciclo. Estratégias, racionalidades e relações de poder estão em permanente mudança. Assim, as ações pedagógicas do projeto devem incluir um diálogo permanente dos três tópicos principais com vistas à manutenção dos acordos realizados, à recuperação das relações perdidas e à ampliação de acordos emergentes.
Por Yam Castelfranchi.
Referências: SILVA, D. J. Uma Abordagem Cognitiva ao planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) da Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
________________________________________________________________________________
Capacitação em Metodologias de Governança
Nesta segunda-feira, 31/10, um grupo de alunos participantes da Iniciativa UFSC Sustentável, uma iniciativa com o propósito de incluir propostas para a sustentabilidade no ambiente universitário, se reuniu no GTHidro para mais uma reunião. Essa reunião, porém foi diferenciada, tendo como principal pauta a apresentação de modelos desenvolvidos pelo professor Daniel José da Silva para a gestão social da água.
Foram apresentados o Modelo PEDS – Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável, e o Modelo GATS – Governança da Água e do Território para a Sustentabilidade. Para ambos foram utilizados recursos visuais e apresentações em Prezi. Os alunos se acomodaram nas cadeiras da nossa sala, e a apresentação foi projetada em uma parede branca.
A apresentação das metodologias foi uma demanda dos próprios alunos participantes da iniciativa, que nos a solicitaram para poderem ter embasamento para o começo de um planejamento estratégico para a sustentabilidade da universidade.
Esse foi um primeiro passo na capacitação dos integrantes do projeto para que sigam rigores metodológicos no desenvolvimento de suas atividades com a comunidade acadêmica, pois as demandas que queremos levantar para propor melhorias, são demandas sociais, que incluem o bem estar da comunidade acadêmica, e para isso, precisamos pensar estrategicamente para alcançar tais objetivos de melhorias.
08/11/2011
________________________________________________________________________________
Dia Mundial da Água – 22 de março
A realização do evento para celebração ao Dia Mundial da Água no dia 22 de março de 2011, promovido pelo GTHidro, EJESAM e NEAmb, que fez parte dos mais de 1000 eventos simultâneos que aconteceram ao redor do mundo, acendeu uma chama nos corações de todos presentes e envolvidos naquele dia tão especial, dia que pudemos reafirmar o compromisso de CUIDAR DA ÁGUA do nosso planeta, A BUSCA POR UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL. Então pela primeira vez na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA por uma iniciativa de jovens de áreas diversas, professores, cidadãos desse campus, reunimo-nos no dia 12 de maio de 2011 com este objetivo comum.
Desde então os grupos do NEAmb – Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico, EJESAM – Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental e o GTHidro – Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Governança da Água e do Território e demais grupos tem feito esta iniciativa presente em suas reuniões, expondo aos seus grupos. E a cada encontro a iniciativa que era uma simples idéia em nossos corações vem ganhando força e conquistando mais parceiros, pessoas que compartilham deste mesmo sentimento, sim queremos o melhor para este território e instituição que tão importe se faz em nossa caminhada.
A Iniciativa UFSC SUSTENTÁVEL surge com a ideia de construção de uma identidade territorial, de modo a que todos aqueles que possuem uma identidade institucional passem a contribuir com a construção de uma Cidade Sustentável. Busca-se valorizar experiências, projetos e ideias que de alguma forma estejam ligados a boas práticas ambientais.
Certamente, a UFSC possui a maior densidade de conhecimento do Estado de Santa Catarina, e portanto, é grandiosa a nossa chance de viver, aprender e mostrar que é possível uma Universidade Sustentável.
________________________________________________________________________________