
2º Encontro Internacional de Governança da Água
Aconteceu durante os dias 19 a 23 de outubro o II Encontro Internacional de Governança da Água em São Paulo – SP. O Gthidro esteve presente com 3 dos seus integrantes: Antonio Silvestre, Giuliana Talamini e Aline Matulja. Com o trabalho intilulado “Aplicação da Noção de Comunidade de Aprendizagem a um Processo de Governança da Água e do Território em Urubici, SC, Brasil”, houve a oportunidade de levar a experiência do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) para o referido encontro.
Durante o evento, discutiu-se a governança da água na América Latina e Europa e os representantes do GTHIDRO participaram de um curso que visou divulgar propostas de produção de material didático para estudantes, profissionais e técnicos governamentais sobre Governança da Água – perspectivas teóricas, metodologias de gestão compartilhada e participativa e exemplos de práticas em perspectiva comparada América Latina e Europa.
Segundo informações da coordenação científica do evento, este se deu como o resultado de um macroprojeto denominado “Govágua”, que visou constituir uma rede acadêmica sobre governança ambiental com ênfase na gestão de bacias periurbanas em metrópoles na América Latina a partir de estudos sobre as dinâmicas socioeconômicas, ambientais, territoriais e institucionais. Conforme o que dizem, há um demanda de novas ferramentas para facilitar as negociações e a participação dos atores envolvidos que puderam ser desenvolvidas no seio do projeto. A finalidade desta rede é o entendimento do funcionamento das bacias hidrográficas para ampliar a capacidade da gestão através de uma visão integrada e interdisciplinar.
A problemática em relação à Governança dos recursos hídricos envolve uma multiplicidade de questões que precisam ser articuladas para se propor políticas públicas efetivas, pautadas por base conceitual, que garantam a participação dos diversos atores, tanto do poder público, como da sociedade civil, no entendimento de uma visão integrada do funcionamento das bacias hidrográficas, para ampliar a sua capacidade de informação e atuação. O projeto buscou ainda aprofundar e compartilhar os diversos conhecimentos das ciências numa visão interdisciplinar para desenvolver estudos e ferramentas conceituais a partir das experiências concretas de diversos países. Este processo está sendo realizado com o diálogo das experiências européias e latino americanas para contribuir na consolidação de dinâmicas regionais que estimulem intercâmbios e esforços mútuos na formação acadêmica de pós-graduação.
O GThidro não poderia deixar de participar e mostrar que em matéria de governança da água temos muito a dialogar!
Olá! É bom ver Antonio em ação, andou por outros pagos e ficou fora do nosso foco.
Também afaga nosso ego em ver o nome de Urubici em evidência neste e em tantos outros encontros nacionais e internacionais. Lamento que haja pouca oportunidade, por ene motivos, para que alguém do governo local e das organizações constituidas participe destes momentos.
Oi Aline legal teu criaumfractal, estou remetendo pros meus contatos.
Giuliana – espero que tenha havido avanços positivos no que diz respeito a continuação dos teu estudos.
Abraços,
eu xico
Para contribuir neste papo, coloco nossa percepção de que estamos alinhados estrategicamente com as idéias metodológicas apresentadas durante o curso.
Em uma tentativa a aproximar-me das palavras do ministrante: ” Ferramentas conduzem a pensamentos, assim, misturar metodologias pode ser muito útil para trabalhar um tema complexo como a governança da água”
Entretanto, percebemos que o que foi colocado como “desafios” da governança em diversos momentos, nos pareceu que, em nosso grupo, já estamos transformando em fios…..
Nosso modelo de governança reuni metodologias para o trabalho cultural, pedagógico e político – levemos isto adiante, por favor!
Olá!!!
Gostaria de parabenizar à todos pelo trabalho!
Ao compartilharmos nossa experiência, proporcionamos à nós mesmos um momento de reflexão, o que nos permite seguir adiante, e fazermos mais e melhor.
Um grande abraço,
Julia