G.T. Turismo Educativo e Araucárias realizam encontro em Urubici!

    Nesta última sexta-feira, dia 15 de maio, realizamos mais um encontro dos Grupos Temáticos do Turismo Educativo e das Araucárias! Estavam presentes: o Sr. Anerino Jeremias – Câmara de Vereadores, Sr. Francisco Áureo – POUSERRA, Roseli Terezinha Vieira e filho – POUSERRA, Cláudio Schlindwein – Secretaria  de Turismo, Valcira Matos – AMAE, Michel Omena – Instituto Chico Mendes, Valsíria e Vanessa  Ribeiro – Comunidade Baiano, Marcelo Curtarelli – UFSC, Julia Santos – UFSC, Camilo Hollanda  –  UFSC e Professor Daniel Silva – UFSC.

    placas1-belvedereNo primeiro momento, foi apresentado o esboço da placa interpretativa para o ponto turístico do Belvedere em Urubici. O grupo dialogou sobre o conteúdo e layout das placas, apresentando suas considerações iniciais. O grupo questionou à respeito do material que será utilizado para a confecção das placas e sugeriu a utilização de matéria-prima da própria região, no intuito de criar uma identidade para esta sinalização no município, sempre respeitando as normas nacionais.

    Em seguida, o professor Daniel conversou com todo grupo sobre a proposta de trabalho do GT das Araucárias, apresentando a idéia de criação de um Museu Nacional da Araucária, e ainda, de um Centro de Valorização da Araucária (CEVA), previstos para um novo ciclo do Projeto, a ser pleiteado para o ano de 2010. Além disso, o Grupo das Araucárias também está implicado na elaboração do Mapa com a identificação das Araucárias Centenárias da região. A próxima saída de campo para este mapeamento está marcada para o próximo sábado, dia 20 de maio.

    Após esta apresentação, o Grupo do Turismo Educativo deu continuidade aos seus trabalhos. Desta forma, a versão impressa do primeiro produto elaborado ao longo dos trabalhos do Grupo foi entregue aos participantes, qual seja, o documento contendo as Leis Irmãs de Desenvolvimento Sustentável + a Matriz de Sinergia das Leis Irmãs + os Subsídios para a elaboração da Política Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Este material servirá de apoio para o trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, auxiliando na qualificação do processo participativo de elaboração da Política Pública Municipal de Turismo.

    Num segundo momento, o Grupo do Turismo Educativo retomou a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Local.

    Abaixo, segue o primeiro fractal, relativo ao Resumo Propositivo, ao Título e as Palavras-chave do Projeto, construído em encontro anterior pelos integrantes do grupo.

    TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA INFRAESTRUTURA E ACESSIBILIDADE PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DO COMPLEXO INSCRIÇÕES RUPESTRES E BELVEDERE EM URUBICI – SC

    RESUMO PROPOSITIVO: Este projeto trata do planejamento e da construção da infraestrutura do complexo Inscrições Rupestres e Belvedere, localizado no Morro do Avencal, em Urubici – SC. O desgaste natural causado pela ação das intempéries e visitação desordenada na área das Inscrições Rupestres, aliado à falta de infraestrutura no Belvedere, tem sido motivo de preocupação constante da comunidade, uma vez que isto constitui grave ameaça ao patrimônio coletivo. O objetivo principal deste projeto é proteger esses locais e garantir aos visitantes segurança e informação. Isto se dará com o levantamento e escolha de técnica apropriada para locais desta natureza, e posterior elaboração e execução do projeto. Espera-se que o local se torne referência em visitação estruturada e acessibilidade, aumentando a divulgação do complexo, do município e da região.

    PALAVRAS-CHAVE: Inscrições Rupestres. Belvedere. Infraestrutura e Acessibilidade. Proteção do Patrimônio. Urubici – SC.

    Parque Nacional Serra da CapivaraNa sequência, Michel apresentou ao grupo o material levantado sobre infraestruturas para áreas de visitação com Inscrições Rupestres, dando início ao diálogo sobre o tema. Foi destacado o Parque Nacional da Serra da Capivara, como uma das referências para a elaboração do Projeto – http://www.fumdham.org.br/parque.asp (foto ao lado).

    Dentre as questões levantadas pelo grupo, pode-se citar a importância dessa infraestrutura como instrumento para a preservação do patrimônio, uma vez que as passarelas de acesso ao local podem induzir o caminho a ser percorrido pelos visitantes, limitando o contato direto com o arenito no qual encontram-se as inscrições.

    O Grupo do Turismo trabalhou ainda na justificativa legal e local do Projeto. Para tanto, foi realizada uma dinâmica inicial com a Matriz da Sinergia das Leis Irmãs para a identificação de argumentos da justificativa legal. Foram destacados os artigos referentes (a) à prática do turismo sustentável aliado à interpretação ambiental e a educação ambiental; (b) ao turismo como fator de desenvolvimento sustentável, distribuição de renda, geração de emprego, e conservação do patrimônio natural, cultural, turístico; (c) à importância de uma conduta de mínimo impacto, bem como da proteção e segurança pertinentes ao patrimônio natural, cultural e turístico, e (d) à implantação de sinalização turística de cárater informativo, educativo e, quando necessário, restritivo.

    Com relação à justificativa local, o grupo realizou uma dinâmica chamada ‘tempestade de ideias’. Nela, registraram-se todos argumentos do grupo que podem fazer parte de uma justificativa local para o Projeto. Estas ideias serão organizadas e apresentadas na próxima reunião para a revisão.

    É isso aí gente! Estamos na reta final do Ciclo das Estratégias de Governança! Até nosso próximo encontro, sexta-feira, dia 22, às 17h30!

    3 thoughts on “G.T. Turismo Educativo e Araucárias realizam encontro em Urubici!

    1. É importante a criação de uma identidade para placas de sinalização de Urubici (o DNA de Urubici). Esta sinalização que está de acordo com padrões nacional e internacional também tem características de informar e de educar.
      Urubici se mostra a povos de diversos saberes que passam por aqui que está qualificado e sintonizado com os assuntos atuais de turismo.
      Xico

    2. Sem contar que está ficando linda, né Chico!?!!?

      Parabéns GT-TUR! Quero ser convidada para a inauguração hein!?

    3. As placas de sinalização estão ficando melhores do que eu esperava, não vejo a hora de ver colocada nos atrativos. Já gostei do primeiro dia que o Antonio mostrou os modelos padrões. Vai dar outra cara ao município de organização e de visão turística. Parabéns ao TSGA.
      Roseli Terezinha Vieira.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *