Grupo Aqüífero Guarani: Conhecendo o Gigante

    Olá!

    Nesta 4ª feira, 1º de abril, realizamos mais um encontro do ciclo de comunidade de aprendizagem do grupo Aqüífero Guarani!!

    O tema deste encontro foi justamente este “gigante”, um dos maiores do mundo e o último que ainda não foi poluído ou totalmente consumido: o Aqüífero Guarani.

    guarani
    Neste encontro, conceitos fundamentais foram apresentados, partindo da disponibilidade das águas doces no mundo (onde identificamos que aproximadamente apenas 0,01% da água existente no planeta correm livremente em rios e lagos) e da formação dos continentes atuais desde a Pangéia.

    Em seguida, compreendemos a formação da Serra Geral até chegar à formação deste enorme reservatório de água, originado pelos sucessivos derramamentos das lavas (há milhões de anos atrás) acima do enorme deserto que havia no passado na região entre o continente sul-americano e africano, formando esta imensa camada de Arenito e de Basalto, compartilhado por quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

    Por último, e não menos importante, trabalhamos os conceitos de Zona de Recarga – Direta e Indireta, visualizando a diferença entre ambas e assim, compreendendo a importância da região de Urubici neste contexto de preservação das águas do Aqüífero Guarani.

    E o próximo encontro está marcado para dia 08 de abril (4ª feira), desta vez na E.E.B. Araújo Figueiredo, para dar início aos trabalhos que serão realizados em campo!!

    Até lá!!!

    3 thoughts on “Grupo Aqüífero Guarani: Conhecendo o Gigante

    1. Uhhhuuuullll!!!
      É isso aí gente!!!! O trabalho com o grupo de jovens tá muito legal!!!
      Vamos continuar assim!!! O futuro chegou e agora é a hora de fazer a diferença!!!
      Abraço!!!

    2. OI.
      Hoje – 25.04 – Julia e Prof. Daniel e alunos propiciaram momentos fortes de ensino/aprendizagem.
      Foi nos altos dos 1828 m do Morro da Igreja respirando o ar frio. Pisando na água gelada que vai penetrando no solo abastecendo o Aquífero Guarani. Adentrando no centro da mata nebular onde duendes habitam e que se fazem vísiveis a espiritos mais aguçados. Tudo e todos num clima de reverência à Mãe Natureza.
      Obrigado Julia e Prof. Daniel e estudantes por mais este momento de enlevo mental e espiritual.
      Xico

    3. Maravilho, essa participação de todos para conhecer, preservar, amar e antes de mais nada cuidar com amor e carinho deste nosso patrimônio. São site assim que dignifica o Aguifero, pois tenho conhecimento de site que alega que a água no Brasil NUNCA vai acabar porque nos temos o Aguifero Guarani. Parabéns, Parabéns……………

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *