Governança do Saneamento: Já temos um Esboço para Política Municipal de Urubici

    grupo em ação

    Na noite do dia 24 de maio de 2009 aconteceu um momento histórico na Câmara de Vereadores de Urubici. Tratou-se do primeiro encontro para construção de esboços para Políticas Públicas Municipais de Desenvolvimento Sustentável Local para Urubici.

    A ação em conjunto das lideranças sociais, educacionais e políticas tiveram foco na Política Municipal de Saneamento.

    Participaram deste momento: Sra. Marlusa Aparecida Kayser Karklis, Sr. Anerino Jeremias , Sr. Pedro Romário Lorenzetti da Câmara dos Vereadores de Urubici; Sr. Francisco Áureo e Roseli Terezinha Vieira representando a AMAE e POUSERRA e Professor Daniel Silva, Aline Matulja , Camilo Hollanda e  Julia Santos da UFSC

    Em grupos menores os participantes tomaram contato com a Matriz de  Sinergia das Leis Irmãs de Desenvolvimento Sustentável, uma ferramenta de governança que possui a função de explicitar as conexões entre leis federais como a Politica Nacional de Recursos Hídricos, a Lei Federal de Saneamento, a Política Nacional de Educação Ambiental e o Estatuto das Cidades.

    Desta forma verificou-se que para cada nível estrutural das lei (fundamentos, objetivos, diretrizes, instrumentos e gestão) existem relações que podem gerar soluções criativas às demandas sociais de saneamento!

    No nível dos fundamentos, o destaque é a visão do “Saneamento como um bem público” que deve possuir “gestão local orientada pelas Bacias Hidrográficas” e que o controle social qualificado possui como essência a Educação Sanitária e Ambiental a todos os cidadãos de Urubici.

    No nível dos objetivos ficou claro onde se quer chegar com uma Política Municipal de Saneamento: à Salubridade Ambiental, o estado de qualidade ambiental capaz de prevenir a ocorrência de doenças relacionadas ao ambiente e de promover as condições ecológicas favoráveis ao pleno gozo a saúde e do bem-estar da população. 24042009482

    Para as diretrizes, os grupos destaram que as ações de saneamento em Urubici devem considerar as peculiaridades locais de seu território como a alta ocorrencia de nascentes e rios – produção de água; a presença da Zona de Recarga do Aquífero Guarani; a distribuição da população rural em distantes comunidades e o uso de defensivos agrícolas.

    Diante das demandas em planejamento, gestão e operação do Saneamento é necessária a implementação de alguns instrumentos como o Plano Municipal de Saneamento, o qual as lideranças já trabalharam na construção de um Termo de Referência; o Sistema Municipal de Informações do Saneamento como garantia de transparência e o Fundo Municipal de Saneamento que controla a sustentabilidade finenceira das ações.

    Desta forma, o sistema de gestão do saneamento municipal foi trabalhado de modo a valorizar a função de cada um para a garantia do caminho da Universalização dos serviços. Neste contexto vale ressaltar o Ente Regulador, o Conselho da Cidade, a Prestação dos Serviços e a própria Prefeitura Municipal. Ainda, tratou-se da importância da participação social de todos os cidadão. Esta poderá estar organizada na forma de Conferências Municipais de Saneamento!

    Para estudar um pouco mais sobre estas tranformações, a um pequeno artigo!

    O próximo encontro será dia 08/05 às 16:00 e trabalharemos a Política Municipal de Turismo. Até lá!

    One thought on “Governança do Saneamento: Já temos um Esboço para Política Municipal de Urubici

    1. Olá pessoal.
      É verdade que tem gente fazendo uma página de HISTÓRIA de Urubici.
      Gente de Urubici e gente de fora que demonstram serem tão urbicienses quanto nós nativos.
      Estamos vivendo um momento especial. Especial porque os Vereadores e Prefeito estão de mãos estentidas, braços abertos e prontos para a COOPERAÇÃO.
      Unidos – Poder Público – Equipe TSGA -UFSC e Comunidade trabalham participativamente para fazer de Urubici uma cidade de povo mais feliz.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *