Acontecem as Oficinas de Reconhecimento do Território

    A equipe GTHIDRO realizou de 06 a 11 de julho, em URUBICI – SC, as oficinas de RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO, visando capacitar a comunidade à utilização ferramentas como GPS e aplicativos de geoprocessamento. As oficinas fazem parte do projeto Tecnologias sociais para Gestão da Água (TSGA), em seu quinto objetivo de desenvolver potencialidades de desenvolvimento sustentável local junto às comunidades.

    GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO

    A equipe GTHIDRO realizou na semana passada em URUBICI – SC  o primeiro ciclo da em Governança do Teritório, visando capacitar a comunidade à utilização de ferramentas de reconhecimento e mapeamento da área. As oficinas fazem parte do projeto Tecnologias sociais para Gestão da Água (), em seu quinto objetivo de desenvolver potencialidades de desenvolvimento sustentável local junto às comunidades.

    ImageOs encontros aconteceram de 6 a 11 de julho de 2008. Os temas específicos foram apresentados em 6 encontros a um grupo de 40 participantes da comunidade no Hotel Urubici e na escola E.E.B. Araújo Figueiredo. Entre as atividades destacam-se os conceitos de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, dinâmicas de manuseio de GPS e  utilização de aplicativos de reconhecimento do terrotório (GoogleEarth e ArcExplorer).

    ImageOs encotros ocorreram de maneira orgânica, em que a abordagem se adapta às respostas do grupo, composto por participantes de variadas idades e profissões. A equipe contou com recursos pedagógicos preparados cuidadosamente para cada uma das propostas: memoriais construtivos e descritivos, mapas e cartas, computadores, aplicativos e apresentações digitais didáticas. Além encontros, a equipe realizou saídas a campo para prátcas de GPS.

    ImageA próxima etapa deste trabalho compreende o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento sustentável junto à comunidade, a partir de um estudo das potencialidades locais. Este estudo terá como base a sinergia das leis irmãs que oferecem respaldo às iniciativas conservação da natureza que considerem a presença harmoniosa das pessoas no ambiente.

    Image

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *