Iniciativas para proteção dos recursos hídricos no Québec!

DSC04958

O governo do Québec, por meio do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, e outros parceiros, possui uma série de iniciativas e programas que visam à proteção dos recursos hídricos na província.

.

Em visita à coordenadora de bacias hidrográficas da região de Chaudière-Appalaches, Julie Poulin, em Thetford Mines, foi possível (a) dialogar sobre alguns dos problemas relacionados a àgua e as medidas de proteção dos recursos hídricos recomendadas pelo governo, e (b) reconhecer que, seja no Brasil ou no Québec, existe um forte movimento no meio rural rumo ao desenvolvimento sustentável!

.

Dentre as atividades realizadas pelo Ministério e outras organizações, pode-se destacar a sensibilização do agricultor da região, e sua capacitação para a utilização de boas práticas na propriedade agrícola, de modo a assegurar a melhor conservação dos recursos naturais que estão na base da agricultura. No âmbito dos recursos hídricos e solos, elas englobam desde a rotação de culturas até a proteção da mata ciliar.

.

Entretanto, para a realização de ações de qualidade, efetuam-se diagnósticos e trabalhos de campo junto aos proprietários, para o reconhecimento das características locais e identificação dos principais problemas na propriedade. Este trabalho tem como objetivo a elaboração final de um plano de ação com as soluções adequadas e adaptadas à realidade. Estes diagnósticos estão sendo direcionados para determinadas problemáticas, das quais pode-se citar a erosão dos solos e o aporte de nutrientes (como o fósforo) nos cursos d’água.

.

Cabe ressaltar a utilização da cartografia como um instrumento imprescindível de auxílio ao reconhecimento do território, proporcionando o envolvimento e compreensão do trabalho por parte dos proprietários, sendo este um dos pontos de afinidade com os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa GTHidro, e por Julie Poulin, cuja formação profissional é na área de Ciências Geomáticas Aplicadas, e equipe.

.

A principal tarefa de Julie é de informar e apoiar os agricultores na sua participação em um Projeto de melhoria da qualidade da água em áreas agrícolas. Esta participação se dá pela realização do Plano de Acompanhamento Agroambiental (PAA) do seu negócio. Este documento é elaborado com um agrônomo, que faz o retrato agroambiental e emite as recomendações para melhoraia das práticas agrícolas. Um diagnóstico especializado às vezes pode ser necessário para algumas operações. Este diagnóstico é utilizado para localizar, através de GPS, os problemas de erosão e desenvolver um retrato regional.

.

Uma vez que a identificação destas questões foi realizada, a coordenadora planeja, organiza e monitora a implementação das várias atividades (trabalhos de reparação), envolvendo os interessados (engenheiros, biólogos, técnicos, etc) e mantém as relações entre estes intervenientes e os agricultores participantes.

.
Além disso, ela também divulga para os parceiros e as partes interessadas, estas atividades realizados no meio agrícola, feitas pela comunidade, para a melhoria da qualidade da água.

.

Ao longo da visita, também foi possível conversar com outros representantes do Ministério e da Rede de Agroconselhos da região de Chaudière-Appalaches, cujos trabalhos visam o equilíbrio entre o ambiente e a agricultura: Josy Belzile, agrônoma do Clube-conselho de Agroambiente Agro-Champs, responsável pelo acompanhamento de produtores agrícolas em sua abordagem agroambiental e Éric Roy, técnico agrícola e técnico em ecologia, funcionário do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação, responsável pelo acompanhamento de produtores agrícolas para que os mesmos obtenham subvenções governamentais para projetos de redução de poluição difusa.


One thought on “Iniciativas para proteção dos recursos hídricos no Québec!

  1. Ave Julia, pensava que você já estivesse por aqui.
    Que bom que estás em plena atividade por aí.
    Pelo teu escrito, passa a idéia que o governo está bem perto dos agricultores.
    Desconheço ações parecidas com estas dai aqui no nosso território.
    É bom ficar sabendo destas políticas tão saudáveis para o meio ambiente aí implementadas e que poderão ser ajustadas para a nossa realidade.
    Acredito que a solidariedade nas comunidades do meio rural é fator preponderante para que exista este movimento rumo ao desenvolvimento sustentável.
    Abraços serranos,
    xico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *