Grupo do Turismo Educativo retoma suas atividades em Urubici!!

 

p10308491No dia 8 de abril, quarta-feira, retomamos as atividades do Grupo do em Urubici. Estavam presentes: Sr. Francisco Áureo (POUSERRA), Roseli e Walfredo (POUSERRA), Antonio Silvestre (UFSC), Julia Santos (UFSC), Frederico Genofre (UFSC) e Cécile Rosset (TU MUENCHEN – Alemanha).

 

O encontro foi muito positivo e consistiu no resgate das atividades já realizadas, acordo em relação aos produtos do grupo para o Ciclo de Governança e ajuste do cronograma.

 

Os produtos a serem trabalhados são: (a) placas interpretativas em pontos turísticos estratégicos; (b) documento com subsídios para a elaboração da Política Pública Municipal de Turismo e (c) um Projeto (Técnico, Científico ou Técnico-científico) de Desenvolvimento Sustentável Local.

 

As placas interpretativas serão elaboradas a partir dos pontos já levantados na comunidade de aprendizagem por meio da cartografia participativa, e seguirão as normas nacionais, reveladas por meio da economia de experiência sobre o tema, apresentada no encontro. 

 

O documento com subsídios para a elaboração da Política Pública Municipal será escrito a partir da aplicação da metodologia de construção da sinergia das leis irmãs de desenvolvimento sustentável, e se constituirá num material de apoio para a participação da comunidade nesse processo.

 

O projeto de D.S.L. será elaborado com base na metodologia da Estrutura Cognitiva da Pesquisa, utilizada pela equipe da UFSC em seus projetos. O tema será escolhido a partir das demandas levantadas no trabalho da cartografia participativa. O objetivo é vivenciar junto com o grupo uma experiência de elaboração de projetos, para que logo após isso, ele possa dar início a um novo ciclo, e a novos projetos.

 

Também ficou acordado que a equipe do GTHidro irá apoiar o processo de elaboração do inventário turístico do município, atendendo às demandas do grupo, cooperando com o processo já existente!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *