Nesta última sexta-feira, dia 17 de abril, o Grupo do Turismo Educativo iniciou a construção dos produtos acordados no último encontro em Urubici. A reunião contou com a participação do Sr. Francisco Áureo (POUSERRA), Roseli (POUSERRA), Michel (Instituto Chico Mendes), Sr. Anerino (Câmara dos Vereadores), Antonio Silvestre (UFSC), Julia Santos (UFSC), Cécile Rosset (TU MUENCHEN – Alemanha), Nayara Hachich (UFSC), Aline Matulja (UFSC) e Daniel Silva (UFSC).
O primeiro momento do encontro consistiu na apresentação da metodologia de construção das placas interpretativas, disponível no endereço virtual http://institucional.turismo.gov.br/sinalizacao/conteudo/principal.html, do Ministério do Turismo. O grupo conversou à respeito do processo já existente no município, ressaltando a importância do diálogo com as lideranças à frente da confecção das placas. Desta forma, um novo encontro será realizado na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, para apresentação da metodologia a essas lideranças, buscando-se uma maior cooperação entre todos envolvidos.
Num segundo momento, o grupo iniciou a etapa de formulação das estratégias para cada demanda levantada pela comunidade. A dinâmica consistiu (a) na definição coletiva de alguns pontos para o trabalho inicial a partir do mapa de demandas, (b) na formulação individual das estratégias, (c) no compartilhamento das idéias de cada um, (d) na intervenção especialista sobre o definido, e por último, (e) na síntese coletiva da estratégia do grupo que representa o melhor para todos.
Os pontos escolhidos como prioritários foram: (a) a Igreja Matriz, (b) as Inscrições Rupestres, (c) o Belvedere próximo às Inscrições, (d) a Cascata do Avencal e (e) a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
As estratégias definidas foram:
1. Igreja Matriz – Revitalização da Igreja, com criação de Museu, Maosoléu, resgate histórico, memorial ao padre José e Ludovico.
2. Complexo Inscrições Rupestres-Belvedere – Construção de Infra-estrutura de visitação e proteção.
3. Cascata do Avencal – Construção de infra-estrutura e revitalização da estrutura de lazer. Cabe ressaltar a clareza do grupo em relação ao atrativo turístico, que trata-se de uma propriedade particular.
4. Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Construção de infra-estrutura de proteção ao visitante e revitalização da área. Foi levantada a questão da coleta de resíduos no local, cujo diálogo emergiu para uma estratégia de verificação ou definição de rota de coleta de resíduos sólidos nos atrativos turísticos.
Ao final desta etapa, o grupo definiu uma estratégia como tema para a elaboração do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Local, qual seja, o Complexo Inscrições Rupestres-Belvedere.
Cabe destacar, que nos próximos encontros, será reservado um tempo para continuidade da dinâmica, de forma que o grupo possa elaborar uma estratégia para todas as demandas levantadas. De maneira semelhante, ao final da elaboração deste Projeto, pretende-se elaborar-se outros, englobando vários temas já levantados.
Diante disso, a metodologia da Estrutura Cognitiva para o Processo da Pesquisa foi apresentada ao grupo. Neste trabalho, serão realizadas quatro etapas, representadas por quatro fractais, que nos levam (a) à definição do tema, (b) ao estado da arte do Projeto, (c) à construção do seu Núcleo Estrutural e (d) ao planejamento das atividades.
No encontro, foi trabalhado o primeiro fractal da metodologia, que representa a etapa um. Este fractal permite a construção de um resumo propositivo, a definição das palavras-chave e do título inicial do Projeto. Na dinâmica realizada, o grupo preencheu uma tabela de sistematização do conteúdo deste primeiro fractal, sendo que todos se compremetram em trabalhá-lo em casa para que no nosso próximo encontro, possamos definir o resumo propositivo, as palavras-chave e o título do Projeto do grupo.
O encontro encerrou com muitas expectativas e comprometimento. Segundo Michel, só faltou a pizza!!!
Oi pessoal.
Deu pra sentir o espírito de cooperação neste encontro.
Todos participam oferecendo abertamente suas idéias, suas experiências para o empoderamento do grupo e para alcançar os objetivos propostos.
Resumo propositivo é o fractal do momento. E assim vamos construindo uma nova lingüística comum, também.
Preparemo-nos para “turistiar” nesta etapa com muito empenho.
Xico
É isso aí Xico!!!
É a GOVERNANÇA em Urubici: comunidade empoderada e implicada neste processo de Desenvolvimento Sustentável!
Estamos fazendo história, ‘projetando’ nossos SONHOS e deixando o nosso LEGADO para esse lugar lindo e para o MUNDO!
Um grande abraço!
Julia, Xico e demais participantes:
Deixo aqui minha admiração pelo trabalho e empenho do grupo.
Parece que as pessoas e os temas estão em grande sintonia, os temas são extremamamente pertinentes e o resultado parece rumar para o sucesso!
Abraços,
Richard.
maravilhoso ver o Mestre Daniel e seus parceiros transformando ideias em realidade e fazendo frutificar o trabalho de proteção ao Santuário Urubici. Parabéns. Está tudo muito lindo. Tenho muita saudade. Lavis.
Acredito que o Antonio levou pro Canada o resumo da reunião do grupo do Turismo, pois nada apareceu na página – trabalhamos um resumo propositivo e foi muito significativo pois nos qualificou para esta nova realidade.
Xico
Boa noite a todos,
Gostaria de agradecer a participação do grupo do TSGA da UFSC, pela participação do 2º. Show do pinhão. A participação do grupo enriqueceu nosso evento.
Abraços,
Roseli Terezinha Vieira.
Diretora Secretária da Pouserra.