Urubici inicia processo de Comunidade de Aprendizagem em Governança do Saneamento


    O ciclo da para o Grupo Temático do teve inicio na noite do dia 24 de outubro do 2008 em seu 2º encontro. Participaram doze pessoas representando 10 entidades. Os temas previamente acordados com o grupo foram: Governança do Saneamento, a Lei Federal 11.445 de 2007 e a das Leis Irmãs.

    Para trabalhar estes temas, foi delineada uma estratégia pedagógica de modo que os participantes pudessem não somente construir os conhecimentos, mas como empoderarem-se das metodologias aplicadas para sua futura reprodução em outros grupos de trabalho. Deste modo o encontro foi dividido em três momentos: Temas Transversais do Objetivo 5 do Projeto TSGA, Construção do conceito de Saneamento e Construção do Espírito da Lei Federal 11.445 de 2007.

    No primeiro momento, o Grupo contou com a apresentação dos Temas Transversais Governança, Tecnologias Sociais e Aqüífero Guarani pelas lideranças Juscélia, Natalino e Valcira respectivamente. Para a preparação desta exposição foram valorizados as experiências pessoais destas lideranças e o folder dos Temas Transversais do TSGA. Em torno destes conceitos foi promovido um diálogo de modo a relacioná-los e esclarecê-los.

    Sob o contexto da importância da Proteção da Zona de Recarga Direta do Aqüífero Guarani, ficou claro que a governança local é um caminho de empoderamento da comunidade para a elaboração de políticas públicas que transformem os potenciais de desenvolvimento sustentável em realidade por meio das Tecnologias Sociais.

    No segundo momento, foi proposta a Construção do conceito de Saneamento por meio da Pedagogia do Amor. Esta metodologia, desenvolvida por Daniel Silva, consiste na construção coletiva de conceitos operativos a partir da valorização do saber pessoal de cada participante, da incorporação de um novo conhecimento, e do diálogo para a escrita de um conceito do grupo. Para isto, foi elaborado um recurso pedagógico contento a descrição da metodologia, os espaços para a expressão de cada momento e um texto auxiliar.

    Os 12 participantes foram divididos em 3 grupos onde compartilharam seus saberes, leram o texto auxiliar e construíram conceitos em grupo. A partir dos conceitos apresentados pelos 3 grupos, destacaram-se as palavras-chave para a construção daquele que será o conceito de Saneamento assumido para este trabalho. Veja foto do painel de palavras-chave!

    O terceiro momento, foi o da Construção do Espírito da Lei Federal 11.445 de 2007. Esta metodologia, também desenvolvida por Daniel Silva, permite que os participantes identifiquem os fenômenos representados por esta lei a partir do conhecimento dos níveis que a estruturam (fundamentos, objetivos, diretrizes, instrumentos e sistemas de gestão) e das relações necessárias para a efetividade de cada fenômeno. Para isto cada um recebeu uma copia da lei 11.445/2007, uma matriz estrutural para o preenchimento da estrutura e canetas coloridas.

    Destaca-se deste momento a identificação de fundamentos que estiveram presentes nos conceitos construídos pelo grupo como o de universalização relacionado à idéia do saneamento com bem comum e de direito de todos os cidadãos. A verificação da pertinência entre as discussões do grupo e a materialidade dos instrumentos da lei, como o Plano Municipal de Saneamento, trouxeram confiança ao trabalho do grupo.

    Outro ponto forte foi destacado pela Professora Lulu, vereadora eleita, com relação à eficácia da metodologia: “Esta forma de estudar a lei é diferente de tudo que já vi, de maneira simples e natural nós conhecemos a lei”.

    Esclareceu-se que a abordagem do Espírito da Lei surge para valorizar o olhar dos cidadãos sobre uma lei feita para a garantia do bem comum da salubridade ambiental e que portanto faz parte do conjunto de leis irmãs que deverão ser utilizadas em sinergia para a formulação de estratégias de desenvolvimento sustentável local.

    Em nosso próximo encontro (dia 30/10) teremos 3 momentos: o resgate das palavras-chave para formação do conceito de Saneamento do Grupo, a Sinergia das Leis Irmãs, e a Economia de Experiências de outros lugares com relação à governança do Saneamento.

    5 thoughts on “Urubici inicia processo de Comunidade de Aprendizagem em Governança do Saneamento

    1. Está sendo um enorme prazer trabalhar com este grupo de lideranças!

      Sinto estarmos cada vez mais próximos da elaboração de um esboço de Política Pública Local para o Saneamento em Urubici. Abrindo oportunidades, trazendo transparência e participação e tornando este processo permanente e contínuo!

      Desejo a todos motivação para este caminhar!!!
      Aline Matulja

    2. Saneamento é um conjunto de serviços essenciais e de direito de todos os cidadãos de responsabilidade cooperada entre o poder público e a comunidade visando gerar o bem-estar comum, higiênico e a saúde de uma população.

      Aline – precisamos trabalhar – se importante for – o conceito dentro do nosso grupo para que a Pedagogia do Amor seja aplicada.
      Xico

    3. Ótimo Xico! É isso aí! Você entrou no espírito da Pedagogia do Amor! No encontro desta quinta-feira poderemos trabalhar com o grupo este conceito apresentando sua sugestão e construindo o conceito de saneamento. Estimule nossos companheiros a participar deste fórum! Obrigada. Aline

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *