Projeto Ecologia e Gente de Montanha

    Projeto Ecologia e Gente de Montanha

    O Ecologia e Gente de Montanhas em Santa Catarina é um projeto desenvolvido em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Instituto Autopoiésis Brasilis.

    Este projeto está em conformidade com os princípios estabelecidos pela UNESCO na comemoração do Ano Internacional das Montanhas, celebrado em 2002, e tem como objetivo principal o empoderamento das comunidades da serra geral catarinenses5, valorizando sua história e permitindo a construção de uma cultura de paz e sustentabilidade, através da disseminação pedagógica das informações científicas disponíveis nas linhas de pesquisa do GTHIDRO. Espera-se, com este projeto, prestar uma contribuição às comunidades catarinenses da serra geral, possibilitando que as mesmas construam uma nova realidade, a do viver sustentável.

    Este projeto tem contado com o apoio e a participação da PMU, bem como das demais organizações sociais da comunidade local. Conta ainda com o apoio da FATMA e Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

    A base científica para a realização deste projeto é constituída pelo Modelo PEDS – Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável, de autoria do Prof. Dr. Daniel José da Silva (1998) e pelo conceito de empoderamento das comunidades. Este projeto está inserido na metodologia transdisciplinar de Basarab Nicolescu, que apóia-se na teoria da complexidade de Edgar Morin, permitindo transitar nas diversas dimensões de realidade das comunidades da serra catarinense.

    Mais informações: http://www.montanhas.ufsc.br/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>